#8 ° IS NEWS — Que flores nos causam mal?
#8 ° IS NEWS 📖 — Que flores nos causam mal?
A Newsletter semanal da IS pergunta: como entramos em relações que podem, como no caso da Mollie, nos causar danos?
Olá! Ah, que bom ter você por aqui! Essa semana, aqui na IS Impérios Sagrados, está sendo complicada: sofremos calote duplo. Sim! Vários exemplares de livros não foram pagos! E isso, é claro, possui consequências financeiras bem difíceis. E claro, toda a burocracia que é entrar com uma ação judicial… Mas vamos às novidades! Afinal, nem só de calote se vive!
Assassinos da Lua das flores — Podcast e Videocast IS
“‘Assassinos da Lua das Flores” traz humanidade e conta uma verdadeira reparação aos povos originários. Martin Scorsese adapta a obra de David Grann sobre uma epidemia de assassinatos entre os Osage e o transforma em um clássico. Era uma vez, muito depois de terem sido deslocados à força e vendidos terras em territórios áridos e infrutíferos em Oklahoma, uma tribo indígena descobriu petróleo no subsolo. E continuou descobrindo mais petróleo. E depois, mais petróleo, até que ficaram ricos. Então, no início da década de 20, os membros da comunidade passaram a sofrer de uma misteriosa “doença devastadora”. E quando dois cidadãos osage são encontrados mortos com um dia de diferença um do outro em 1921, ambos com uma bala na cabeça, é que ficou claro que alguém estava dando continuidade a uma tradição americana de genocídio em seu nível mais pessoal” (Link da matéria). E no episódio de hoje, no Podcast IS, nós falamos e muito desse filme tão necessário para questão tão atuais. Afinal, o que foi no Brasil governado por Bolsonaro em que a tragédia humanitária dos Yanomami chegou ao seu ápice? Clica no link e escute/veja o episódio!
Minha dívida com a Comunidade LGBTI+
Por Cristian Abreu de Quevedo para comemoração do mês do Orgulho (que deve ser todos os dias).
Durante décadas eu não me sentia parte dela… mal sabia que eu só estava vivo, justamente por causa das pessoas que lutaram pelo meu direito de existir…
Qual o seu legado para esse mundo quando você partir? Talvez, talvez, se trate dessa pergunta esse pequeno texto chamado Minha dívida com a comunidade LGBTQIA+. Pois, o eco das obras que li é a de uma poderosa transformação interior. Da mesma maneira quando minha mãe me dava HQs do Batman para eu ler aos cinco anos de idade.
Ao finalizar a revisão do livro Afeto, paixão e transgressão no romance Bom-crioulo de Adolfo Caminha e assistir o documentário Divinas Divas (2016) dirigido por Leandra Leal (que conta a trajetória artística de oito artistas lendárias e pioneiras travestis da década de 1960), eu senti o impacto da dívida que tenho para com uma das comunidades que eu faço parte: a comunidade LGBTQIA+ e isso não é mera erudição filosófica e nem um mea culpa… O texto completo você encontra clicando aqui.
Minha dívida com a Comunidade LGBTI+
Blog do Medium — Publicações bombando na Semana
A equipe que passou no Edital da IS e escreve no Medium deixou essa semana a gente babando! A densidade de cada publicação é absurda…
Clássicos nunca morrem #1: Fallout (3) e o mundo de Mad Max — “Eu não quero incendiar o mundo”
Lisan al-Gaib e o Kwisatz Haderach — A construção do messias em Duna
Pelos Velhos Vales que Vago — Fábio pires e a grandiosidade da literatura
Pelos Velhos Vales Que Vago é o primeiro livro de Fabio Pires e se trata de uma coletânea de 47 pequenos fragmentos, poemas crus e diretos escritos em uma quarta-feira. Sem firulas e de maneira direta em um surto de percepções.
Quem é o poeta visto através de seus poemas?
Alguém que se ocupa do olhar obstinado sobre as temáticas do cotidiano urbano, da morte, do tempo que se escorre na tentativa de se autoexplicar ou auto complicar.
Brinca seriamente com as palavras e induz a reflexões sobre um certo modo de estar no mundo.
Um quê de desencanto ao capturar como um hábil fotógrafo os flashes do dia a dia.
Os personagens ali descritos?
Pode ser o próprio autor, pode ser você que o lê ou eu que tento descrevê-lo.
Pode ser qualquer um que olhe para dentro.
E assim ele se define:
Sou um livro sem capa e índice. Às vezes uma resistente enciclopédia.
Sou um livro barato rasgado ao meio. E com pedaços jogados ao vento.
E nessa avalanche de emoções cabe uma pergunta: Vivemos de fato ou estamos apenas de passagem? Clique aqui para adquirir o livro!
Selo Universitie — IS Editora
Em breve teremos a abertura do novo Selo editorial da IS Editora: Universitie. Um selo editorial voltado para gradução e pós-gradução. Em breve!
Insta: @iseditora
Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.
Clarice Lispector
Segue a gente nos perfis no Insta: @imperios_sagrados e @iseditora
Conheça mais o nosso site/blog: imperiossagrados.com.br
Envio de Manuscritos Originais: imperiossagrados@gmail.com
Por hoje é só, pessoal! Na próxima semana tem mais!
Diretoria IS Impérios Sagrados
#9 ° IS NEWS 📖 — Que flores nos causam mal? was originally published in Impérios Sagrados on Medium, where people are continuing the conversation by highlighting and responding to this story.